STANISLAV GROF

Mais de 60 anos dedicados aos estados não comuns de consciência

Stanislav Grof, M.D., é um psiquiatra com mais de sessenta anos de experiência em pesquisa de estados não comuns de consciência e um dos fundadores e principais teóricos da Psicologia Transpessoal. Nasceu em Praga, Tchecoslováquia, onde também recebeu sua formação científica: um diploma de mestrado da Escola de Medicina da Universidade Charles e um Ph.D. Licenciatura (Doutor em Filosofia em Medicina) pela Academia de Ciências da Checoslováquia. Ele também foi agraciado com o Ph.D. Honorário  da Universidade de Vermont em Burlington, VT, Instituto de Psicologia Transpessoal em Palo Alto, CA, e da Universidade Budista Mundial em Bangkok, Tailândia.

 

A pesquisa inicial do Dr. Grof sobre o uso clínico de substâncias psicodélicas foi conduzida no Instituto de Pesquisa Psiquiátrica em Praga, onde ele era o principal pesquisador de um programa que explorava sistematicamente o potencial heurístico e terapêutico do LSD e outras substâncias psicodélicas. Em 1967, ele recebeu uma bolsa de estudos do Recursos de Fundações para Pesquisa em Psiquiatria em New Haven, CT, e foi convidado como Pesquisador Clínico e Pesquisador da Universidade Johns Hopkins e da Unidade de Pesquisa do Hospital Spring Grove em Baltimore, MD.

 

Em 1969, o Dr. Grof tornou-se Professor Assistente de Psiquiatria na Universidade Johns Hopkins e continuou sua pesquisa como Chefe de Pesquisa Psiquiátrica no Maryland Psychiatric Research Center em Catonsville, MD. Em 1973, foi convidado como Scholar-in-Residence para o Instituto Esalen em Big Sur, Califórnia, onde desenvolveu, com sua falecida esposa Christina Grof, a Respiração Holotrópica, uma forma inovadora de psicoterapia experimental que vem sendo usada em todo o mundo.

Dr. Grof é o fundador da Associação Internacional Transpessoal (ITA) e por várias décadas atuou como seu presidente. Em 1993, ele recebeu um Prêmio Honorário da Associação pela Psicologia Transpessoal (ATP) por importantes contribuições e desenvolvimento do campo da Psicologia Transpessoal, dado na ocasião da Convocação do 25º Aniversário, realizada em Asilomar, Califórnia.

 

Em 2007, ele recebeu o prestigioso prêmio VISION 97 pela obra de sua vida da Fundação de Dagmar e Václav Havel em Praga, Tchecoslováquia. Em 2010, ele recebeu também o Prêmio Thomas R. Verny da Associação de Psicologia e Saúde Pré e Perinatal (APPPAH) por suas contribuições fundamentais para esse campo. Ele também foi convidado como consultor para efeitos especiais no filme de ficção científica Metro Goldwyn Meyer, Brainstorm, e no filme de ficção científica Millenium, da 20th Century Fox.

 

Atualmente, o Dr. Grof é professor de psicologia no Instituto de Estudos Integrais da Califórnia (CIIS) no Departamento de Filosofia, Cosmologia e Consciência, em San Francisco, CA; ele também ensinou na Wisdom University em Oakland, CA, e na Pacifica Graduate School em Santa Barbara.

 

Tem mais de 20 livros publicados na área, com vários traduzidos para o português como Além do Cérebro, Mente Holotrópica, Psicologia do Futuro, Cura Profunda e outros.

 

http://www.stanislavgrof.com/



Veja aqui alguns livros: https://amzn.to/2kxCxac

Livros em inglês: http://www.stanislavgrof.com/page-5/

Sobre o LSD
Sobre a Respiração